SIGA-ME

A ORIGEM DO CARNAVAL



By  GILBERTO NUNES     04:19     


TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE 0 CARNAVAL
A ORIGEM DO CARNAVAL

Praticado em vários paises do mundo, no Brasil, o carnaval é considerado a maior festa popular. Não se tem o sentido preciso da expressão "carnaval", que embora se sáiba que deriva do latim, pode vir de várias expressões naquela lingua. Ex. Carnelevãrium, carnilevãria, carnevale, etc. Supondo-se que a segunda parte da expressão seja "vale", que significa "adeus” viria, então, a expressão "carnaval" do latim carnavale, o nesmo que "adeus a carner”. Uma coisa é certa o carnaval, festa pagã, comemorada já por vários séculos, surgiu ou ganhou grande força de uma ligação de seus praticantes com a celebração católica da quaresma, periodo de abstinência da came, como alimento, até a chegada da páscoa, o que vamos ver mais adiante.
A enciclopedia Mirador diz assim sabre o carnaval: Seu modelo mais famoso, forrnecido pela Italia sobre tudo Roma, acompanhada por Veneza, Florença, Turim, Ivrea e Napoles; outras cidades da Europa fora da Italia, rendem ou renderam culto ao deus carnavalesco".
A Enciclopedia Mirador diz mais: “Num relacionamento histórico mais próximo, e certamente mais concreto, é possivel localizar aquela origem em celebrações da antiguidade, de carater orgíaco, a exemplo dos bacanais e das saturntais romanas". No Brasil os festejos pre-carnavalescos tem início com as comemorações da passagem de ano, se estendendo até a chamada terça feira gorda. Aí é interrompido para a quaresma, voltando no chamado sábado de aleluia, quando se realizam bailes idênticos aos do momo.
Com a instituição da quaresma, em que os católicos deviam se abster do consumo de carne , as pessoas aproveitavam a chamada terça-feira gorda para fazer grandes festas com grande consumo de carne, já que na quarta-feira, do dia seguinte, começava o periodo de jejum da carne até a páscoa. Essas festas foram crescendo, entrando nelas a bebida alcoólica. Aí, naturalmente, entraram as práticas sexuais desregradas, chegando ao que hoje chamamos de carnaval, festival da came.
Assim, o carnaval surgiu da intenção de se aproveitar ao máximo os prazeres da carne até a véspera do início da quaresma, onde se ficavam 40 dias em preparação para a páscoa. Daí a expressão "adeus a carne" e a conhecida terça feira gorda.

A ESCOLHA DO REI MOMO E A ENTREGA DAS CHAVES
Voltando para os dias de hoje, antes do carnaval é feita uma eleição, e é escolhido um homem, que é coroado rei, para reinar e comandar os dias da festa, que é chamado rei Momo, que nada mais é do que uma representação viva de Satanás. Pode-se afirmar que o carnaval de hoje é a mesma festa que acontecia no passado, com algumas mudanças estratégicas feitas por Satanás, já que nos dias de hoje não seria aceitável o sacrifício do representante Momo,
Mas o pior de tudo vem agora, pois após ser coroado, essa representação da entidade maligna, Momo, Baco, Dionísio, Saturno, deus sol (Ninrode, Tamus), recebe das mãos do prefeito da cidade ou da autoridade máxima daquela localidade, estado ou país, as chaves “da cidade” e este ato de entrega das chaves, no mundo espiritual tem uma repercussão devastadora, pois chave na Bíblia significa poder, autoridade, domínio, ligar, desligar e abrir e fechar. Isaias 22:22, Apocalipse, 1:18, 3:7, 9:1 e 20:1. Mateus, 16:19 “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céu; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”.
Assim, Satanás e sua legião de demônios literalmente passam a reinar no carnaval ao receber as chaves da cidade através de Momo e ligam espiritualmente os foliões ao inferno. Satanás é tão astuto que traz para todas as culturas e povos um modo de ser adorado, e ainda mais, faz com que ações sejam tomadas para afirmar sua posse sobre a

O CARNAVAL E A PÁSCOA
Você já percebeu que tanto o carnaval quanto a páscoa caem em datas diferentes de ano para ano? E sabe por que? A resposta e incrível. A páscoa tem uma data fixa no calendário judáico, que é regido pelo ano lunar. Ao passar para o calendário ocidental, regido pelo ano solar, ela sofre variação cada ano. Por isso a páscoa, no nosso calendário, varia as vezes no meio de abril, as vezes bem no início. Agora o pior: A data do carnaval é sempre marcada
em função da páscoa, sempre 40 dias antes da celebração da morte do Senhor Jesus.
Mudando, ano a ano a páscoa, muda também o carnaval, as vezes em meado de fevereiro, as vezes no final de fevereiro e início de março. De qualquer modo, é muito triste sabermos que a festa da carne é marcada em função do acontecimento maior da história dada humanidade, a morte do
Filho de Deus pelos nossos pecados. Mas esta é a realidade.
A enciclopedia Mirador diz: Figura mitológica filho do sono e da noite, era considerada deus pelos antigos, com alçada (competência, ou ação), no campo das burlas e censuras. Em sua representação simbólica, com uma das mãos levanta a máscara e segura, com a outra uma espécie de cedro que
termina por uma cabeça grotesca “A DA LOUCURA”. Para os carnavalescos, tal divindade materializa-se na pessoa de um rei que impera sobre a folia com espírito compreensivo (ou permissivo?) de uma potestade despida de preconceitos e disposta a aplicar seu modelo (poder),entre cantos alegres, danças e folguedos. Rei momo primeiro e único é a figura supremo da corte carnavalesca carioca. Financiado pelos cofres públicos, comparece a desfiles e bailes, lança proclamações em que prescreve aborrecimentos e tristezas, peregrina por bairros e subúrbios distribuindo graças. Passado o carnaval desaparece, retornando daí a um ano para o reinício pontual do seu reinado.
Observe bem as palavras acima. Vamos ver algumas delas:

1) Filho do sono e da noite: Tudo aqui tem um significado muito profundo. Momo é filho do sono, porque trabalha entorpecendo as mentes das pessoas. Você já viu como no carnaval as pessoas fazem coisas absurdas que não teriam coragem de fazer no restante do ano. Já viu como as suas personalidades mudam? A Bíblia diz que "o mundo dorme no maligno". Mas Momo é filho da noite porque age nas trevas na escuridão espiritual dos dias do carnaval. Como as trevas caem sobre a nossa cidade nos dias do carnaval! É porque a cidade está entregue ao filho do sono e da noite. Mas a Bíblia diz que "Deus é luz, não existe nEle treva nenhuma"! E diz mais: Quem é nascido de Deus vem para a luz, para que as suas obras resplandeçam, porque são feitas em Deus!
2) Ele levanta uma máscara e a segura: Sim! um dos elementos básicos no carnaval é a máscara, nos mais diferentes tipos. Momo, a entidade maligna, que dirige o carnaval é quem determina o uso da máscara. Para que serve uma máscara?
Para encobrir uma realidade e mostrar uma fantasia, algo irreal e ilusório. Essa entidade, chamada momo primeiramente oculta a sua verdadeira face, colocando a máscara de alguem muito alegre, que, por onde passa, espalha a alegria. Como tanta gente esta sendo enganada pelo maior mascarado do mundo; o diabo.

3) Na outra mão uma espécie de cetro que termina por uma cabeça grotesca “A DA LOUCURA: Cetro é um tipo de bastão que o momo usa. E, na sua ponta, há uma cabeça grotesca que simboliza a loucura. A palavra grotesca significa algo ridículo, que provoca zombaria, riso, escarnio. Mas o pior é que diz que essa cabeça simboliza a loucura. Será que Deus pode estar de acordo com uma festa cuja cabeça ou direção é a loucura? Não! Cetro é um simbolo de poder, como a coroa é simbolo de majestade. Veja bem; o poder de momo, no carnaval, é o poder da loucura por isso é que muitos perdem a vida no carnaval, perdem a família e outros valores que Deus criou para o homem.
Porem, ainda diz mais; ele comparece aos bailes e desfiles distribuindo "graça". Olhe bem para esta realidade e responda bem dentro de você: quais são as "graças" que essa potestade do momo tem distribuido nos sucessivos carnavais ?
Adultério, homossexualismo, morte, dissolução da família, drogas, orgias, AIDS, etc.
Será que alguem em sã consciência poderia negar isso?


A bíblia sagrada fala de duas festas que podemos comparar ao carnaval de hojes as duas terminaram de modo trágico.

A) A primeira festa, foi quando Israel estava no deserto marchando para a terra prometida após sair do Egito onde estavam escravos. Moises subiu ao monte Sinai para receber, de Deus, as tábuas da Lei, e ficou lá por cerca de 40 dias. Na sua ausência já que era o lider, o povo fez um bezerro de ouro e promoveu uma grande festa que se transformou numa orgia, com grande bebedeira. E eles começaram a adorar o bezerro de ouro, dizendo que fora ele que o tirara da escravidão do Egito, quando quem os livrou mesmo foi Deus. Logo, eles estavam chamando de deus um bezerro de ouro. E a mão pesada de Deus veio sobre eles trazendo grande desolação. Referência Biblica (Exodo 32:1-35)

B) A segunda festa, citada na Bìblia foi na Babilônia. Quando o rei da Babilônia, Nabucodonosor, destruiu Jerusalem, ele levou os vasos e utensílios sagrados do templo de Deus para Babilônia e os guardou nos seus tesouros. Anos mais tarde, seu filho, reinando em seu lugar promoveu uma grande festa e mandou tirar os vasos sagrados e traze-los para beber vinho neles, com suas mulheres. Aquela festa se transformou numa grande orgia. Mas, quando todos bebiam e se divertiam, uma grande mão começou a escrever na parede: mene, mene, tequel, ufarsim!Tremendo de medo, o rei mandou que se interpretasse o que estava escrito ali .Mas ninguém pode faze-lo. Foi chamado Daniel, servo de Deus, que leu a escritura na parede e sua interpretação era assim: Contou Deus o teu reino e ordenou o seu fim. Pesada foste na balança e achada em falta. Dividido foi teu reino e entregue aos medos e aos persas. Naquela mesma noite, Dario, do império medo­persa, invadiu a Babilônia e o rei Belsazar foi morto. Referência Biblica (Daniel 5:1-30)
Há algo que você, que me ouve, precisa saber: A Bíblia diz que não há nada novo debaixo do sol, o que é já foi. A mão de Deus continua na parede escrevendo, porque os homens continuam fazendo carnavais (festivais da came) para afronta-lo! Homens e mulheres estão levando utensílios sagrados, criados por Deus, para esta festa orgíaca e profana.Quais são? A família, o sexo, a moral, a paz, etc. Mas a mão de Deus está escrevendo na parede.
No camaval, as pessoas brincam com coisas tremendas, como a morte, A pior força espiritual sobre o mundo. E, durante o ano os espíritos de violência e morte têm alcançado os seus parentes e entes querido. Muitas mortes em acidentes e assassinatos são semeados nos dias de carnaval.
Muitos dos filhos homossexuais, são frutos das brincadeiras com o sexo criado por Deus.As pessoas abrem portas espirituais para que esses demônios operem nas suas vidas durante todo ano.
0 demônio chamado momo, continua trabalhando na noite nas vidas que fizeram pacto com ele no carnaval.


VOCABULÁRIO:

- BACANAL: FESTA EM HONRA DE “BACO” DEUS DO VINHO. FESTIM SILENCIOSO COM PARTICIPAÇÃO DE VÁRIAS PESSOAS, SURUBA, SURUBADA.

- SURUBA E SURUBADA: BOM, EXCELENTE, FORTE, SUPIMPA, GRANDE CACETE, BENGALÃO, NAMORO ESCANDALOSO, ORGIA SEXUAL EM QUE SE PARTICIPA MAIS DE DUAS PESSOAS.

- SATURNAIS: ANTIGA FESTA EM HONRA DE “SATURNO” DEUS DO TEMPO

- PRESCREVER: ORDENAR, INDICAR COM PRECISÃO, MARCAR, LIMITAR
PRAZO, CAIR EM DESUSO, FINDAR UMA PENA IMPOSTA.


OBS:
A FESTA DA CARNE (O CARNAVAL), NO PRINCÍPIO, ERA SOMENTE NA TERÇA FEIRA. COM A CHEGADA DESTA FESTA NO BRASIL, FORAM ACRESCENTADOS MAIS TRÊS DIAS (SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA).

About GILBERTO NUNES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas euismod diam at commodo sagittis. Nam id molestie velit. Nunc id nisl tristique, dapibus tellus quis, dictum metus. Pellentesque id imperdiet est.

Um comentário:

  1. Graça e paz,

    Parabéns pelo blog bem como pelo post. Mas, pular o carnaval é de Deus leia http://dcandersonribeiro.blogspot.com/2011/02/eu-vou-pular-o-carnaval-e-voce.html

    Ps. Não deixe de ler.

    Em Cristo,
    Anderson Ribeiro

    ResponderExcluir


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog Cristão









Meus vizitantes

Gilberto Nunes tel:3359-8007 ou 9896-0577(Rio de Janeiro). Tecnologia do Blogger.