SIGA-ME

DESAFIO



By  GILBERTO NUNES     03:08     


DESAFIOMinistério Jovem
http://www.novageracaoadecamp.blogspot.com/
1. DETERMINE A ATITUDE
Certa vez vi uma pintura, na qual havia um águia voando acima das montanhas, e embaixo da gravura estava escrito a seguinte frase: “A sua atitude determina sua altitude na vida.” Isto é verdade, a nossa altitude na vida (rastejando como réptil no chão, ou voando como águia no céu), será determinada pela nossa atitude.
É a nossa atitude para com a vida, com os desafios e sonhos, que determinará o nosso sucesso ou fracasso. Existem dois tipos de atitudes: PRÓ‐ATIVA e REATIVA.As pessoas pró‐ativas assumem suas responsabilidades e fazem as coisas acontecerem.
As pessoas reativas apenas colocam a culpa nos outros e esperam as coisas acontecerem. Gostam de passar por vítimas, ofendem‐se facilmente, reclamam, tomam suas decisões por impulso, tem mau humor e são pessimistas.
As pessoas pró‐ativas, pelo contrário, não se ofendem facilmente, encontram sempre uma maneira para fazer as coisas acontecerem, são determinadas, a sua linguagem é positiva, são otimistas, transformam os obstáculos em alavancas para o sucesso, pensam nas soluções e não nos problemas.
O apóstolo Paulo foi um líder pró‐ativo: “Tudo posso nAquele que me fortalece.” Davi foi um jovem pró‐ativo: “Firme está o meu coração.” Calebe foi também pró‐ativo: “Eia, subamos e certamente prevaleceremos contra eles.”

2. ENTREGUE O CAMINHO
Na Bíblia encontramos um desafio poderoso: “Entregue o caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará.” Salmo 37:5. A Bíblia Viva diz assim: “Deixe nas mãos do Senhor tudo o que você for fazer. Confie nEle de todo o coração e Ele fará o que for necessário.”
Se confiássemos mais o nosso caminho a Deus, certamente teríamos mais sucesso. O sucesso espiritual vem na medida em que confiamos em Deus.
Abraão foi um homem que confiou em Deus. Por causa de sua fé, ele teve coragem de assumir riscos. Quem confia em Deus assume riscos. Quando Deus chamou Abraão, ele obedeceu. O seu chamado foi um risco. Ele não sabia para onde ia, mas sabia com quem iria. Mais tarde, Deus lhe fez outro pedido muito mais difícil, humanamente impossível. Abraão assumiu este risco? Isaque era tudo para ele, era sua vida, sua esperança, sua alegria. Ele obedeceu. Na hora da prova, declarou: “O Senhor proverá.” Abraão esteve disposto a assumir o risco porque confiou em Deus.
“O Senhor proverá” deve ser a nossa bandeira. Vamos agitar esta bandeira nas trincheiras do nosso coração.

3. SUPERE O ÓBVIO
O líder do futuro vai além do óbvio, não se satisfaz com a mesmice e nem com a rotina. Ele cria novas estratégias, procura novas maneiras de fazer as coisas, faz novos planos, tem sonhos maiores, é criativo e inovador. Ele não se contenta com a mediocridade, gosta de pensar, aprecia novas idéias, gosta de aprender e crescer. Ele é um agente de mudança, não se contenta com o bom, só com o melhor.
O líder do futuro é semelhante a um atleta olímpico, sempre procurando superar‐se, sempre procurando marcas novos recordes, novos limites, novos desafios.

4. AFINE O INSTRUMENTO
O que significa “afine o instrumento”?
Tenho um instrumento predileto – o violino. Quando era jovem estudante, dedicava muito tempo praticando e tocando violino, no mínimo eram duas horas diárias de prática. Uma das lições mais importantes que aprendi com o meu professor foi afinar o instrumento. Todas as vezes que tocava precisava afinar o violino. Era horrível tocar com cordas desafinadas.
A semelhança do violino, nós também somos instrumentos de Deus. Para que Ele possa produzir uma linda melodia celestial em nossa vida, é preciso estar afinados.
De que maneira podemos estar afinados com as coisas espirituais? O Pr. Morris Venden, em seu livro COMO CONHECER A DEUS, nos dá uma excelente técnica para afinar o nosso instrumento espiritual: “Dedique tempo a sós com Jesus, no começo de cada dia, mediante o estudo da Bíblia e a oração”.

5. FOCALIZE A MISSÃO
Se você deseja ter um Ministério Jovem poderoso, é necessário saber responder as seguintes perguntas: qual é o propósito do Ministério Jovem na igreja? Por que existe o Ministério Jovem?
O Ministério Jovem com um propósito. Existe apenas um só propósito e uma só missão. Qual é a missão? Ela se resume em duas palavras: SALVAÇÃO e SERVIÇO. O grande objetivo é “salvar do pecado e guiar no serviço” os nossos jovens e desbravadores. Existem líderes que são estrábicos, olham em diversas direções, não tem alvo definido.
O Ministério Jovem não é um clube de entretenimento ou de lazer. Ele não existe para entreter os jovens com brincadeiras, ou enchê‐los de atividades como se fosse um parque de diversões. Ele não é uma agência de turismo, mas sim, uma agência de salvação para os nossos jovens.
Às vezes provemos tantas atividades, tantos programas e eventos que chegamos a esquecer o principal: A missão de salvar e guiar os jovens ao serviço de Deus. A nossa missão é tirar os jovens desta terra e levá‐los para a Nova Terra, arrancar os jovens deste mundo e conduzi‐los para o Mundo Eterno.

6. INTEGRE A SINERGIA
Vocês já ouviram falar daqueles gansos que migram para o sul no período do inverno, voando em formação de V? Os cientistas descobriram algumas coisas interessantes sobre o motivo que leva os gansos a voarem desta maneira:

1. Quando voam em formação, todo o bando consegue ir 71% mais longe do que cada ave voando sozinha.

2. Quando o ganso líder se cansa vai para o fim do V, permitindo que outro ganso ocupe a posição de líder.

3. Os gansos que ficam atrás grasnam o tempo todo, incentivando os que estão na frente.

Com certeza estes gansos são aves espertas! Eles aprenderam a usar a sinergia.
O que é SINERGIA? A sinergia acontece quando duas ou mais pessoas trabalham juntas para fazerem uma tarefa com resultados melhores do que seria obtido por uma só pessoa trabalhando sozinha.
Os gansos aprenderam que voar em formação e em equipe conseguem melhor desempenho do que tentar voar sozinhos.
Um time de futebol é um bom exemplo de sinergia. Quando todos os jogadores jogam unidos, cada um ajudando o outro, com certeza, alcançam melhores resultados.
Uma orquestra sinfônica é outro exemplo de sinergia. Não é apenas o violino, ou a viola, ou o trompete, que produz a música. São todos os instrumentos unidos que formam o som. Embora não sejam iguais, eles formam uma equipe harmoniosa.
Nós, líderes, precisamos criar mais SINERGIA. Precisamos aprender a trabalhar em equipe. Sozinhos não conseguiremos ir longe. O sucesso está em integrar os jovens numa verdadeira SINERGIA. A famosa escritora Helen Keller disse: “Sozinhos podemos muito pouco, juntos podemos muito”.

7. OUSE O IMPOSSÍVEL
O grande e o último desafio é: OUSE O IMPOSSÍVEL. Deus espera de nós nada menos do que isto! Ele é o Deus do impossível. Com Ele sempre faremos proezas! Que a sua ousadia seja a mesma do missionário David Livinsgtone, quando disse: “Eu irei a qualquer lugar, desde que seja para frente”.
Determine a atitude
Entregue o caminho
Supere o óbvio
Afine o instrumento
Focalize a missão
Integre a sinergia
Ouse o impossível

About GILBERTO NUNES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas euismod diam at commodo sagittis. Nam id molestie velit. Nunc id nisl tristique, dapibus tellus quis, dictum metus. Pellentesque id imperdiet est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog Cristão









Meus vizitantes

Gilberto Nunes tel:3359-8007 ou 9896-0577(Rio de Janeiro). Tecnologia do Blogger.