NÃO TEMAS
Embora os líderes não costumem confessar, uma questão que sempre está presente e nos rodeia, procurando nos tragar, é o medo. Ninguém gosta de dizer que está com medo. Os medrosos são sempre desprezados, às vezes até injustamente.No entanto, Deus sempre considerou o medo algo inerente à nossa condição humana; mas também incompatível com o árduo caminho da liderança. É fácil confirmar isso!
1 - Abraão - Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. (Gn 15:1)
2- Josué - Então disse o Senhor a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, levanta-te, e sobe a Ai. Olha que te entreguei na tua mão o rei de Ai, o seu povo, a sua cidade e a sua terra. (Jos 8:1)
3 - Paulo - (9) E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; (10) porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. (11) E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. (Atos 18:9-11)
DUAS LIÇÕES - Primeira: nenhum de nós deve permitir que sentimentos de inferioridade espiritual ou de tristeza nos dominem porque, Quando sentimos medo estamos na companhia dos grandes da Fé!
Segunda: não podemos nos acostumar com o medo. Quando lutamos contra o medo estamos na companhia dos grandes da Fé!
Como lidar com o medo?Basta olhar os argumentos usados por Deus para encorajar os nossos heróis da fé.
1- Abrão fora chamado por Deus e estava saindo do meio de sua parentela para um lugar cheio de riscos e perigos. Ele não conhecia a maneira de agir do Senhor e não tinha qualquer certeza a respeito do seu futuro. Eu sou o teu escudo
2 - Josué ficou com medo de enfrentar os exércitos da cidade de Ai. Será que Deus daria vitória nessa empreitada? Eu te entreguei na tua mão o rei de Ai
3 - Paulo: teve dúvida se deveria ou não continuar a pregar o evangelho
Constatação: o medo se alimenta:
(1) Do nosso desconhecimento sobre o futuro,Fé e esperança)
(2) Da nossa falta de experiência com Deus (vida de comunhão)
(3) Do nosso desconhecimento quanto ao Seu caráter. ( intimidade, conhecer Deus)
Conclusão - O medo, portanto, é um elemento que faz parte das limitações humanas, mas aqueles que foram chamados por Deus a liderar não podem se tornar medrosos; mas precisam enfrentar o medo a partir conhecimento de Deus, que nos faz amá-lo e confiar Nele.Patriarcas, Juízes, Reis, Profetas e Apóstolos aprenderam sobre o Senhor andando com Ele no dia-a-dia de suas vidas. Não um Deus distante e remoto; mas um Deus presente, que interferia em suas vidas. Eles experimentaram a presença de Deus e assim aprenderam a confiar Nele. Talvez seja isso o que nos falte: Experimentar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.